Ter. Abr. 25 | horas: 09:00
CAMINHADA EM CHANÇA

Gastronomia

GASTRONOMIA

A Gastronomia é uma das vertentes socioculturais que mais identificam os Alterenses, constituindo um fator de diferenciação e afirmação do concelho de Alter do Chão.

Consciente da singularidade e da genuinidade deste património cultural do concelho, a Câmara Municipal de Alter tem vindo a desenvolver uma forte aposta na promoção da Gastronomia local e tradicional, onde o Açafrão é protagonista. O Açafrão-bastardo serve de base à elaboração do saboroso Arroz Amarelo que acompanha o ensopado de borrego.

O Município promove, todos os anos, a Semana Gastronómica do Açafrão.

A Câmara Municipal de Alter do Chão lançou, em 2012, o Licor de Açafrão, um produto feito exclusivamente para o Município, como forma de valorizar esta especiaria muito apreciada na região.

O Licor de Açafrão foi produzido pela empresa Vale do Mestre, e está à venda no Castelo e Posto de Turismo de Alter.

Pratos típicos, doçaria regional, vinhos DOC, produtos DOP, mel regional, pratos típicos e especialidades da gastronomia regional, saiba o que vale a pena descobrir em Alter Do Chão.

Deliciar-se e voltar, tipicamente duas palavras utilizadas por quem visita Alter do Chão e prova os pratos típicos.

Arroz amarelo com ensopado de borrego - confecionado com carne de borrego e arroz de açafrão.

Sopa de tomate – Sopa à base de pão tomate e ovo.

Sopa de cachola alentejana - Esta é uma sopa que é confecionada, aquando da tradicional matança do porco, uma vez que os seus ingredientes principais são as fissuras do porco e o sangue.

Sarapatel - Sopa à base de miúdos do borrego, sangue e pão.

Sopa de cação- Sopa de cação é um prato típico da culinária portuguesa, de origem da região do Algarve, muito famosa também na região do Alentejo.

Beldroegas com ovo - A beldroega é uma planta que cresce espontaneamente nos campos no verão. É rica em Ómega 3, Vitaminas A, B e C, carotenos e minerais como o magnésio, cálcio, potássio e ferro.

Açorda com ovo- Sopa tradicional alentejana à base de pão, ovo e coentros.

Migas de pão com entrecosto frito- As migas à alentejana constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia do Alentejo. Tal como as açordas e outros pratos desta região portuguesa, o ingrediente de base é o pão, produto tradicional do Alentejo. A carne utilizada é a de porco, outro produto regional com grandes tradições.

Gaspacho alentejano- Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Os ingredientes são cortados em pedaços pequenos, aos quais se adiciona o pão alentejano, em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto.

Filhoses alentejanas - Depois de feita a massa fritam-se em óleo quente. Num prato mistura-se o açúcar e a canela e são polvilhadas ainda quentes.

Ervas aromáticas mais utilizadas em Alter do Chão:

Açafrão - A especificidade do uso do Açafrão, em Alter do Chão, sempre foi o da culinária, apesar de testemunhos remotos atestarem a sua utilização sobretudo na tinturaria. Mas é somente em Alter do Chão que o chamado açafrão bastardo ganha estatuto, servindo de base à confeção do saboroso arroz amarelo que acompanha o tradicional ensopado de borrego.

Louro -
Uso: cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes.

Coentros -

Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes e aves.

Orégãos - Uso: molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetadas (de carneiro e porco).

Salsa - Uso: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.