Festival Romano_2017

F ROMANO 3 SITE

Alter Summer Fest

Publicado em 05-06-2017

Encontram-se disponíveis de 5 a 12 de Junho, a Ficha de Inscrição e as Condições de Participação para a zona de bares no festival.

Comemorações do Dia do Município – Memória e Tradição

Publicado em 29-05-2017

DSC 0299

Alter do Chão esteve em festa no dia 25 de Maio, com as habituais comemorações do Dia do Município, na Quinta-feira de Ascensão. Memória e Tradição são as palavras que o Presidente da Câmara de Alter do Chão usa para destacar este dia.

O Dia do Município é o evento de afirmação da terra e de todos os que fazem dela aquilo que ela é. Durante todos estes anos, o Concelho de Alter do Chão foi moldado por todos os que apostaram as suas ideias, o seu esforço e empenho na construção de uma identidade digna.

Este ano prestou-se um singelo tributo a todos aqueles que contribuíram para um Poder Local Democrático com trabalho e dedicação em prol das nossas comunidades.

Durante a sessão solene foram homenageados os senhores Padres Rui Rodrigues e Paulo Dias. Um reconhecimento público que enalteceu a “enorme disponibilidade e entrega que ambos colocam no dia-a-dia do seu ministério”, tendo-lhes sido entregue a Chave do Município de Alter do Chão. Foi também homenageado o Professor Calado Mendes, que dedicou a sua vida ao ensino da população do Concelho e ao qual muitos Alterenses agradecem os preciosos ensinamentos de outros tempos.

Em dia de reconhecimentos, as associações locais receberam um medalhão de Mérito Associativo. Foram também entregues os certificados de participação e uma lembrança que assinalou a iniciativa “Cavalos e a Arte da Nossa Terra”.

Este dia foi também especial para a Associação dos Bombeiros Voluntários “que passará a ficar melhor apetrechada com a recente aquisição de uma nova ambulância, financiada pela Câmara Municipal, e que muito irá contribuir para a missão dos Bombeiros Voluntários.

O Presidente da Câmara, Joviano Vitorino, que completa os três mandatos consecutivos na presidência da Câmara Municipal de Alter do Chão fez um balanço daquilo que foi possível implementar no Concelho, focando três aspetos essenciais nos quais apostou: “regeneração urbana; área social e educação; cultura e turismo.” Joviano Vitorino relembra os fortes constrangimentos financeiros vividos nos últimos anos, sobretudo em 2016, mas “com uma gestão responsável e com a colaboração de todos os funcionários do Município, foi possível responder às necessidades da população e transitar com um saldo positivo de cerca de 748 mil euros para o ano 2017”, representando o maior saldo positivo de sempre na Câmara Municipal de Alter do Chão.

O Presidente da Câmara salientou, com orgulho, que assistiu, nestes últimos anos, a uma maior aproximação entre as pessoas das Freguesias e a sede de Concelho, “com a criação de diversos eventos foi possível fomentar uma relação mais próxima e saudável entre os habitantes do Concelho, tornando Alter num Concelho mais solidário. Foi uma saudável conquista das nossas gentes”.

O Largo Barreto Caldeira acolheu a festa do Dia do Município, onde se juntou a população para assistir às atuações das associações - Amigos da Revista e do Fado, Grupo de Cantares Abelterium e Rancho Folclórico “As Ceifeiras”. A noite foi animada pelo Quim Barreiros e para fechar este dia em grande, destaca-se o extraordinário espetáculo piromusical – Sons Ardentes, com a Banda Municipal Alterense e o Quarteto da Ópera de Lisboa. Momentos inesquecíveis se viveram nestas comemorações onde a memória e a tradição estiveram presentes!

Subcategorias

1199231